sexta-feira, 25 de março de 2011

Registo Lotus Europa - Objectivo

Informação
Esta página destina-se apenas a fazer um registo dos Lotus Europa actualmente em actividade em Portugal , para servir como elemento de consulta e referência por parte de proprietários e entusiastas deste modelo . Não tem quaisquer fins comerciais e através dela não serão prestadas quaisquer informações além daquelas que constam da legenda das fotografias .

6 comentários:

  1. Parabéns Zé Pedro,

    Não tenho o livrete do meu Europa mas, assim que puder, vou enviar todos os dados para fazer o registo.

    Um abraço
    Pedro Aroso

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de fazer o registo do meu S2. Como é que se processa?

    ResponderEliminar
  3. Sérgio, agradeço que me envie via e-mail (alfasud.sprint.veloce@gmail.com) os seus contactos, fotos do carro (com matricula visível) ano, nº de quadro e toda a informação que tiver consigo relativamente ao seu carro... (ex: nº de registos, desde quando é seu e se possível onde foi comprado em novo se tiver essa informação) As informações que constarão no bolg são só: Modelo, Ano, Matricula, Registos, Proprietário e tipo de Motor.

    ResponderEliminar
  4. Gostava de por o meu Lotus Europa S2 site do blogspot

    ResponderEliminar
  5. Envie-me os dados para alfasud.sprint.veloce@gmail.com e fotos do respectivo e todas as informações que achar de interesse partilhar.

    Fico a aguardar.
    José Pedro Moreira

    ResponderEliminar
  6. ID-67-13
    Lotus Europa Type 46 (S1)

    Um carro, um sonho, uma história

    Como todas as histórias, também esta podia começar pelo tradicional “Era uma vez…”, mas entendo que por ser demasiado importante para mim, devia ser um pouco diferente.
    Esta história, remonta aos meus tempos de infância, quando menino de tenra idade, em casa da minha avó, na Rua da Constituição, no Porto, existia o stand e garagem representante das marcas Lotus, Daimler, Lamborghini e Jaguar.
    O meu gosto pelos automóveis já vinha de trás, e como todos os miúdos, a minha brincadeira preferida era fazer corridas de “carrinhos” miniaturas da Matchbox.
    Era dia de festa, quando da janela do sótão da casa da minha avó, assistia às corridas no então existente Estádio do Lima, que de binóculos me faziam sentir mais perto da emoção.
    Sempre que saía à rua (a caminho do Bazar Brasília – acho que já não existe – no Marquês), passava sempre em frente ao acima citado stand e ficava sempre espantado com os carros que naquela montra enorme me tocavam profundamente.
    Estávamos então no tempo dos Lamborghini Miura e dos Lotus Europa, algures em 1967/1968 por aí, portanto por volta dos meus 10 anos de idade.
    Aqueles carros deixavam-me boquiaberto e sem palavras, imaginando o que seria estar dentro de uma daquelas fabulosas máquinas.
    Tinha que ter um – sonhava!
    O quando, seria para mim uma questão de tempo, eu sabia. Fui ao mealheiro, mas coitado, nem para uma Mobilette os fundos eram suficientes.
    Este sonho ficou então marcado para sempre na minha história de menino que brincava com os Matchbox e sempre pensando naqueles carros absolutamente fantásticos, baixinhos, com ar agressivo, com ar de carros de corrida.
    A minha única satisfação era poder brincar com as miniaturas do Lamborghini Miura e do Lotus Europa (ainda as tenho guardadas para memória do meu filho Diogo).
    O tempo foi passando, eu fui crescendo, o stand fechou, os carros deixaram de se fabricar, mas a lembrança de menino ficaria para sempre guardada na minha memória.
    Mais tarde, vieram as corridas de Vila do Conde, onde me instalava acampado clandestinamente como tantos milhares de outros jovens como eu, na altura (que saudades de Vila do Conde daqueles tempos).
    Em Vila do Conde, podia ver o carro dos meus sonhos, a evoluir e de que forma, representados pelo modelo 47 sobretudo, mas também alguns Europa como o Twin-Cam por exemplo.
    O carro continuava a fascinar-me apesar de já ser um modelo antigo.
    Muitos anos depois, um amigo (conhecedor do meu sonho), diz-me: encontrei em Europa !!!
    Não aguentei e fui imediatamente à procura dele e quando o vi, foi uma decepção: um carro destes, parado há mais de 20 anos, como que esquecido no fundo de um armazém…
    Ao fim de algumas tentativas, finalmente fechei negócio e pude então sentar-me no MEU Europa!
    Mas, o carro encontrava-se num estado lastimoso, embora com todas as peças originais, o que se mostrava uma tarefa laboriosa para o por a andar.
    Ao fim de alguns tempos passados na oficina do Jorge Costa, finalmente o carro – imagine-se – andava!!!
    Registo na Conservatória, inspecção feita, seguro em dia, gasolina e “bora” lá soltar o sonho de menino…
    O restauro do carro, ainda se encontra incompleto, tendo para já sido revista toda a parte mecânica, faltando o “embelezamento”: o tratamento da fibra de vidro, a pintura e estofar.
    Mas como estamos todos em crise, esta parte terá que aguardar ainda um pouco mais, mas agora já posso ir à garagem e circular tranquilamente realizando o meu sonho de criança.
    O carro, um genuíno Lotus Europa S1 – Type 46 de seu nome e de matrícula ID-67-.13, já circula por essas estradas com um futuro mais risonho, de cara lavada e nem parece o mesmo quando o vi pela primeira vez.
    E é esta pequena história, que vos queria contar, este sonho que ao fim de 30 anos finalmente se tornou realidade.

    António Fleming
    flemingmotorsports.page.tl

    ResponderEliminar